domingo, 30 de novembro de 2008

Santo André de Barcelinhos

Hoje dia 30 de Novembro, comemora-se o dia de Santo André, Padroeiro da Igreja Matriz de Barcelinhos.


Depois de alguns anos de interrupção da tradicional fogueira de Santo André, que se realiza na noite anterior ao dia do Santo, este é o 3ºano consecutivo que o Srº Presidente da Junta de Barcelinhos, Srº José Peixoto, realiza a tradicional fogueira de Santo André.


Nem o mau tempo, nem a chuva impediram a sua realização.


Igreja Martiz de barcelinhos


A sua primeira construção iniciou-se em 18 de Junho de 1677 e durante anos foi sofrendo modificações, tendo sido construída uma torre sineira em 1863.
A actual Igreja matriz foi remodelada entre 1996 e 1999, passando agora a ser constituída por três naves, duas torres sineiras gémeas e um zimbório com sua cúpula, tendo sido a sua inauguração em 19 de Dezembro 1999.
Com estas modificações todas, ainda guarda no seu interior altares de talha seiscentista, algumas imagens da mesma época e também uma representação do Purgatório pintada sobre um friso de madeira.

A formanda Rosa Maria Miranda

sábado, 29 de novembro de 2008

Passado de Alvelos



Teria existido um convento de freiras beneditino (possivelmente no actual lugar da Igreja/ Residência Paroquial), muito antigo, que o arcebispo de Braga suprimiu em 1480, passando as rendas para a Mitra de Braga por Bula do Papa Xisto IV até 1834

Carvalhal "A Freguesia onde nasci"

Artesanato: Carvalhal tem uma indústria típica que é a de rodeiros, carros de bois, tamancaria e Jugos, entre outros.
Peças muito procuradas.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Pessoas ilustres de Alvelos



António Gonçalves Pereira (capitão-mor e clérigo da época dos descobrimentos)
Sebastião de Sá (mestre-escola da Colegiada de Barcelos, inicio do séc.XVI)
João Pais de Sampaio (abade da freguesia bem meados do sec.XVII)
Custodio José Gomes de Vilas Boas (militar, governador e professor de matemática na Academia Real da Marinha no séc.XVIII)
António Augusto Dias de Azevedo Ferreira (visconde e benfeitor)
Padre Cândido Manuel Boaventura Rodrigues (clérigo e veriador da C.M de Barcelos no séc.XIX/ XX)
José Brito de Sousa e Ana de Figueiredo Faria (Beneméritos do sé.XIX)

Escola Secundária/3 de Barcelinhos


Foi em 1986 que se deu a conclusão da construção desta escola e no mesmo ano iniciou sua actividade.

Ela está equipada com 28 salas, das quais duas são de informática e estão ligadas à internet. Está também equipada com uma biblioteca e dispõe de salão de festas, onde de vez em quando actua o grupo de teatro, esse, também pertencente à escola. Ainda tem um pavilhão desportivo, que é alugado por particulares que gostam de praticar futebol de salão.
Em Fevereiro de 2007 deu início aos cursos EFA (Educação e Formação de Adultos). Iniciou com uma turma do 9º e duas do 12º ano e hoje já tem mais uma turma do 12º ano.

A formanda Rosa Maria

sábado, 22 de novembro de 2008

Fundação da Paróquia de Alvelos



As inquirições de 1220, de D.Afonso II referem-se a esta freguesia De Sancto Lanrentio de Alvelos como situado nas Terras de Faria

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A minha freguesia "Carvalhal"

Actividades económicas


Carvalhal é uma pequena freguesia localizada na metade Sul do território concelhio. O meio em questão situa-se na periferia da cidade, por isso uma pequena parte da população ocupa-se da agricultura e a restante nas indústrias têxtil e do calçado.

Notícias e Eventos em Carvalhal

Festa de S. Martinho

Venha Divertir-se e provar as melhores iguarias

Domingo dia 16/11/08 a partir das 10h

A partir das 10h todas as Associações estarão na Avenida da Igreja, a confeccionar deliciosas receitas com castanhas que poderão degustar no Local ou levar para casa, durante tarde haverá animação

Ao Final da Tarde a Junta de Freguesia tem o prazer de convidar toda a população para um
Grandioso Magusto

Local: Avenida da Igreja

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A minha freguesia "Carvalhal"

A freguesia é atravessada pelo ribeiro dos Amiais.







Ribeiro dos Amiais








Igreja Matriz
Situada a sul do concelho de Barcelos, a freguesia de Carvalhal ainda não perdeu a sua ancestral vocação agrícola, devido à fertilidade dos seus solos, especialmente irrigado e propício à cultura de cereais. Nas inquirições de 1220, aparece sob a designação “de Santo Plágio de Cavalal”, Estando integrada nas Terras de Faria e nelas se diz que o rei tinha aqui alguns reguengos, apesar da matriz estar integrada no Couto do Hospital.Nas mesmas inquirições de 1288, se refere que havia aqui “um couto marcado por padrões de que não pagava foro a El-rei”, tendo feito parte durante muito tempo da Casa de Bragança, no tempo de D. Afonso, 1º Duque daquela casa e 8º Conde de Barcelos. Foi criada a colegiada de Barcelos, pelo que Carvalhal passou, então no século XV, a vigaria da apresentação do Prior daquela colegiada.
A primeira igreja de Carvalhal, a mesma que pertenceu ao couto da Ordem de Malta, ficava primitivamente no lugar do Assento ou de S.Paio, onde estava no final de século XVII, sendo transferida para o lugar da Igreja no século XVIII. Quando contava já com mais de um milhar de habitantes, no século XIX, foi construído um outro templo no seu lugar. Sobre Carvalhal, há notícias de alguns feitos, aquando das invasões dos franceses em 1809, constando-se que o seu povo tenha pago com algumas vidas para defender a sua terra.
O nome da freguesia (Carvalhal) tem um claro sentido vegetal, relacionado com a remota existência de grandes devesas daquelas árvores, (carvalhos).
Esta população está distribuída pelos seguintes lugares: Igreja, Monte de Baixo, Bouça, Monte de Cima, Assento, Vila Chã, Medros, Portocarreiro, Felões, Pontegãos, Pereiró, Longras, e Marnota.