terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Capela de São Brás (Barcelinhos)
Tendo em conta as Inquirições Gerais de D. Afonso III de 1258, nas quais são omissas a sua existência, e o Inquérito feito em 1758, no qual aparece já construída, podemos concluir que a sua construção pode ter sido entre estas duas épocas.
Quem vem da Igreja Matriz em direcção à Capela, avista logo um grande escadório, de cada lado do qual podemos ver plantações de oliveiras e mimosas. O Santuário da Capela está reforçado, em todo o seu redor por um muro feito em pedra para suportar as suas terras.
Ainda me lembro do seu adro cheio de mimosas, como era agradável o cheirinho que elas libertavam na altura em que floresciam, mas infelizmente, algumas mimosas tiveram que ser retiradas, pois as suas raízes eram prejudiciais, danificavam as estruturas do Santuário. Hoje o adro está todo ladrilhado com cubos de granito e no lugar das mimosas estão plantadas japoneiras.
A formanda Rosa Maria Miranda
São Brás
Festa ao Mártir São Brás
O Mártir São Brás é o padroeiro das doenças da garganta; segundo reza a história, ele teria tirado, com a mão, um espinho da garganta de uma criança. O dia da celebração em sua memória é a 3 de Fevereiro. Nesse dia é celebrada uma missa, em sua honra, na capela, no lugar de São Brás.
No domingo seguinte, a festa, meia religiosa e meia pagã, começa logo de manhã. Por volta das 9 horas, as doceiras começam a vender os seus doces, os famosos doces sortidos; também podemos ver tendinhas de rifas; os escuteiros e a escola primária costumam aproveitar este dia para angariações de fundos. As promessas iniciam; muitos devotos vêm trazer suas oferendas, como prova de agradecimento ao santo, pelos milagres concebidos. Há, novamente, celebração de missa em sua honra, por volta do meio-dia e, na parte da tarde, vem um grupo musical actuar; a festa continua; o adro da capela e as ruas ficam cheios de pessoas.
No segundo domingo a festa continua, há novamente missa ao meio dia e na parte da tarde podemos ouvir um sermão dedicado ao santo, também continuam as promessas.
A formanda Rosa Maria Miranda
Subscrever:
Mensagens (Atom)